O que faz um Gestor do Sucesso do Cliente? Pergunta de 1 milhão de reais.

Gestor do Sucesso do Cliente

Um gestor de sucesso do cliente desempenha um papel crucial dentro do negócio. É um dos principais responsáveis por garantir que os clientes estejam satisfeitos e que alcancem seus objetivos com o produto ou serviço, permanecendo assim, leais à empresa. 

Este papel requer habilidades de comunicação excepcionais, empatia, capacidade analítica e uma compreensão profunda dos produtos e serviços da empresa, e como se relacionar com as necessidades de cada cliente.

Mas quais as principais funções e responsabilidades desse profissional? Trouxemos aqui, algumas das funções mais importantes e desafiadoras que desempenha um gestor do sucesso do cliente. Vamos conferir?

Mapear e definir os objetivos da área de um gestor do sucesso do cliente

Antes de tudo, um bom gestor da área de Customer Success tem que saber onde quer chegar. E o primeiro passo , é definir qual o propósito da área dentro do negócio, e quais os resultados ele precisa entregar.

Atualmente ainda se vê muitos líderes de customer success com agendas lotadas, com calls intermináveis, e sem focar no que de fato vai ter um impacto significativo para o setor, o planejamento.

Mapear e definir os objetivos da área e da sua liderança, vai ajudar você e o seu time a ter uma gestão mais organizada e eficiente. Afinal, a área de Customer Success é uma fonte de geração de receita e satisfação do cliente, e não somente um setor feito para apagar incêndios! 

Portanto, qualquer bom gestor de CS deve saber como definir os objetivos da área, e desenvolver as melhores práticas para atingi-las.

Criar e gerenciar o time de CS

Uma das funções mais básicas e mais difíceis de um gestor de CS, é criar e gerenciar o time de CS Ops. 

Ele é o responsável direto por supervisionar toda a equipe, definir as metas e estratégias gerais, e atuar como ponto de contato principal para questões escalonadas do setor.

Criar e gerenciar uma equipe de Customer Success envolve diversas etapas, desde a definição das funções até a implementação de processos eficazes para garantir a satisfação e o sucesso dos clientes.

Algumas etapas desse processo, são: 

  • Definição de cargos necessários, como Gerentes de Customer Success, Analistas de Sucesso do Cliente, etc.
  • Realização de um processo de recrutamento para selecionar candidatos qualificados.
  • Promover a compreensão das metas de negócios dos clientes para melhor atendê-los.
  • Coordenação com outras equipes internas para resolver problemas complexos.
  • Orientação e desenvolvimento técnico e profissional da operação de sucesso do cliente.

O gestor de customer success precisará de muitas habilidades técnicas e comportamentais, sejam elas para lidar com seus clientes ou com seu próprio time de operações.

Fazer o planejamento da área a partir da Hierarquia de Necessidades do Cliente

O planejamento é parte fundamental do trabalho de um gestor do sucesso do cliente. É necessário entender os objetivos e traçar estratégias eficazes para alcançá-los. 

Leia também: Como Criar uma Jornada do Cliente Nota 10

No entanto, montar esse planejamento sem estar focado nas necessidades do cliente é um grande erro. O gestor de sucesso do cliente deve saber que uma de suas funções principais é planejar a sua estratégia baseada em:

Satisfação

O processo de satisfação do cliente é muito importante para o planejamento de um gestor de CS, afinal, quando investimos em um serviço ou produto, o que queremos ter é um resultado.

Por isso, desde o princípio é necessário fazer um planejamento que mostre o valor do produto para o cliente desde o início do processo, fazendo com que ele tenha entendimento completo da solução adquirida.

Adoção

A adoção do produto vai ser o segundo passo do planejamento do gestor de sucesso do cliente, pois após a satisfação inicial do consumidor, é necessário motivá-lo a adoção, uso e consumo do produto. 

Montar uma estrutura de planejamento que faça com que os clientes adotem o produto dentro da jornada de forma eficiente, é outro grande desafio que a liderança de CS exerce em suas funções.

Customer Value e ROI

Por mais importante que seja o processo de adoção, ele sozinho não basta. É necessário entregar resultados a partir da sua solução. 

A partir do momento em que o cliente consegue enxergar o valor real da solução, ele consequentemente vê o retorno do investimento, onde seu produto deixa de ser um gasto, e passa a ser uma solução essencial.

Financeiro

O principal objetivo de uma operação de Customer Success é fazer o cliente atingir os seus resultados financeiros.

Gestor do sucesso do cliente

Um gestor de sucesso do cliente desempenha um papel crucial dentro do negócio. É um dos principais responsáveis por garantir que os clientes estejam satisfeitos e que alcancem seus objetivos com o produto ou serviço, permanecendo assim, leais à empresa. 

Este papel requer habilidades de comunicação excepcionais, empatia, capacidade analítica e uma compreensão profunda dos produtos e serviços da empresa, e como se relacionar com as necessidades de cada cliente.

Mas quais as principais funções e responsabilidades desse profissional? Trouxemos aqui, algumas das funções mais importantes e desafiadoras que desempenha um gestor de customer success. Vamos conferir?

Se preparar para o futuro da Gestão de Sucesso do Cliente

A área de customer success se transforma a cada dia. Novas tendências estão surgindo, e é papel fundamental do gestor de CS estar atento e preparado para elas.

 

Algumas mudanças já estão chegando, e afetam diretamente a vida e as funções do gestor de CS, entre elas:

NRR: Growth previsível e escalável 

Atualmente o cenário de receita em CS é de, zero dados e muita energia. Os profissionais da área  gastam muito tempo buscando resgate e expansão de clientes, e que sim, ainda funciona, porém será necessário mais. 

A tecnologia veio para auxiliar e impulsionar as áreas de centralidade no cliente, principalmente quando falamos nas técnicas de growth.

Processo: Digitalização consistente e escalável 

Os processos utilizados hoje são muito amigáveis e personalizados, buscando desenhar o passo a passo para cada cliente, de forma ainda muito manual. 

Mas a tendência é que o processo também receba auxílio da tecnologia.

Realizar uma digitalização consistente das informações vai deixar os processos muito mais flexíveis e escaláveis a longo prazo, por isso, esse é um processo de gestão que qualquer liderança de CS já deve estar de olho nesse momento.

People: CSM com com cinturão de ferramentas 

No cenário atual os CSMs tracionam a operação, se tornando assim um ponto focal e de extrema importância, já que não há a existência de muitos recursos além dele.

No futuro já é possível ver as coisas de forma diferente, as tendências de gestão em customer success já mostram que a tecnologia vai fornecer muito mais opções de recursos, principalmente quando ligadas a inteligência artificial.

Como gestor de CS é necessário aprender como gerenciar esses novos caminhos dentro da operação, trazendo eficiência sem perder a qualidade do atendimento do seu time.

Sucesso,

Prof. Radamés Dantas

@radamesdantas

 

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